Inaugurada a 3ª Vara de Família da Barra da Tijuca

3ª Vara de Família
Regional da Barra da Tijuca

No dia 14 de janeiro de 2019, foi inaugurada a 3ª Vara de Família Regional da Barra da Tijuca, visando atender não só uma necessidade do Poder Judiciário, mas também um anseio local, tendo em vista o grande crescimento populacional da região.

Com a constante evolução dos conceitos de família e das relações familiares é necessária uma análise multidisciplinar mais atenta e ágil, a fim de minimizar os danos oriundos dos conflitos gerados por essa relação.

É no âmbito familiar que se sucedem os fatos elementares da vida do ser humano. É na família que se fecunda o ponto de partida para escolhas profissionais, religiosas e afetivas, além da vivência e abertura de decepções e sucessos. Nas palavras da antropóloga Cynthia A. Sarti: “a família vai ser a concretização de uma forma de viver os fatos básicos da vida”.

Segundo a Juíza Mônica Poppe de Figueiredo Fabião, que assumirá a 3ª Vara de Família da Barra, a abertura de um novo juízo é necessária para atender ao aumento de demanda. A magistrada explica:

“Os juízos de Família do Centro recebem em média 80 novos processos por mês, contra uma média de 230, na região atendida pelo Fórum da Barra”

Juíza Mônica Poppe de Figueiredo Fabião


Prevendo os novos desafios, a magistrada afirmou: “Temos muito trabalho pela frente, mas estou bastante agradecida e esperançosa por contar com a mesma equipe”. Mônica Fabião deixa a 13ª Vara de Família da Capital, que foi extinta, para ocupar a nova posição.